Muito tempo passou desde o último post. Pelo menos para quem sabe o grande número de evoluções nesse curto período.
Estamos fazendo 2 RVs simultaneamente. Agora com equipe maior, mesclando a experiência dos que fizeram nossa primeira montagem, em 2004 fizemos o primeiro RV7 Brasileiro, e mecânicos já certificados ANAC que aqui são aprendizes.:-)
Em pleno dia 31-Dezembro, numa segunda-feira que todos enforcaram, trabalhamos no RV#2 com o alinhamento das asas na fuselagem. Esse alinhamento é definitivo e super importante.
No RV#3, estamos fechando a Asa esquerda. As longarinas, Superior e Inferior, estão com todas as nervuras.
Recebemos a visita de um piloto de Belém-PA, e como todos que aqui estiveram, comprovaram que estamos fazendo a montagem dos RVs com prazer e profissionalismo.
Feliz ano novo! Que 2008 venha com muitos vôos, mais RVs no céu do Brasil.
segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Fuselagem
Finalmente na fuselagem. Seguindo o passo-a-passo do fabricante, começamos pela parede de fogo e já entramos na fuselagem. O piso veio com 4 parafusos emperrados e foi difícil retirá-los, o que só conseguimos destruindo-os, apesar de todas as ferramentas disponíveis.
Montamos já as articulações dos manches.
Hj, também, nosso pintor Oliveira completou a pintura externa de toda a empenagem e asas.
Incorporamos mais um colaborador na equipe, o mecânico de avião, já habilitado pelato pela ANAC, Edson que está auxiliando o Luciano em nossa terceira aeronave.
Começamos bem a semana.
SFLF
Montamos já as articulações dos manches.
Hj, também, nosso pintor Oliveira completou a pintura externa de toda a empenagem e asas.
Incorporamos mais um colaborador na equipe, o mecânico de avião, já habilitado pelato pela ANAC, Edson que está auxiliando o Luciano em nossa terceira aeronave.
Começamos bem a semana.
SFLF
domingo, 9 de dezembro de 2007
26 dias de trabalho
Completamos hoje, dia 8/12/2007, 26 dias de trabalho.
Embora o prazo seja algo importante, nosso desejo é fazer um avião exatamente by the book. Esse pode ser o nosso diferencial.
A rotina até aqui tem sido traduzir o passo-a-passo da Vans, ler com os montadores, estudar as plantas, separar as peças e construir o item.
A cauda foi terminada e foi motivo de muita satisfação ver como conseguimos a rebitagem perfeita e um bordo de fuga do leme e dos dois profundores perfeitamente retos.
Já teminamos a duas asas, deixando as duas pontas de asa para a final. Utilizaremos porcas prisioneiras para facilitar a sua retiradas nas inspeções futuras, principalmente no alinhamento dos ailerons. (para isso estamos fazendo uma segunda trava do guinhol do aileron).
Começamos a limpeza da fuselagem e o painel já está todo montado (em casa com meu filho Rodrigo, engenheiro de automação).
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Visitas são bem vindas
Não podia ser diferente. O prazer de homebuilder se confunde com o trabalho!
E nesse assunto de aviação então... Por isso temos o maior prazer de mostrar o nosso trabalho.
Ontem o amigo André esteve na INCOMAP acompanhando a equipe. Nessas 3 semenas desde que iniciamos, ele não foi o primeiro. Teve o Cristino, o Demerval, o Benedito, o Paulo Pedalinho, e outros.
A visita do André foi mais técnica, afinal termamos o bicho papão da empenagem com perfeição. Falo do Leme, que saiu retinho da silva. Padrão aeronáutico que nos deixou contente por estarmos hábeis o suficiente para dar dicas. :-)
Além das fotos, deixo nesse POST os nossos contatos. Quem sabe você não quer fazer uma visita...
Alexandre: alexandrerv7@gmail.com
Brig Sabino: sabinof@terra.com.br
E nesse assunto de aviação então... Por isso temos o maior prazer de mostrar o nosso trabalho.
Ontem o amigo André esteve na INCOMAP acompanhando a equipe. Nessas 3 semenas desde que iniciamos, ele não foi o primeiro. Teve o Cristino, o Demerval, o Benedito, o Paulo Pedalinho, e outros.
A visita do André foi mais técnica, afinal termamos o bicho papão da empenagem com perfeição. Falo do Leme, que saiu retinho da silva. Padrão aeronáutico que nos deixou contente por estarmos hábeis o suficiente para dar dicas. :-)
Além das fotos, deixo nesse POST os nossos contatos. Quem sabe você não quer fazer uma visita...
Alexandre: alexandrerv7@gmail.com
Brig Sabino: sabinof@terra.com.br
terça-feira, 27 de novembro de 2007
A oficina aonde montamos o RV9A
Esse Blog, comecei a escrever depois de iniciar a montagem. De fato, estamos na terceira semana de montagem e muita coisa já foi feita, veremos em outras entradas desse Blog. Daqui a pouco estou em dia com a informação sobre a montagem. Vai valer principalmente para o Guilherme e Assis, que terão o prazer de voar a máquina quando ela tiver pronta.
Enquanto isso, vou falar sobre o local e infra que montamos.
Pois bem, somos hóspedes de um pessoal muito "gente fina". A INCOMAP, antiga e conhecida CEIL, que é uma metalúrgica de montar grandes fábricas (muitas fábricas de castanhas tiveram o dedo desse pessoal) até pequenas máquinas pedidas sob encomenda por clientes de todo o país. Alguns exemplos: ensacadora, despolpadeira, leite de soja, e outras relacionadas também com alimentos.
O Anexo da metalúrgica está a nossa disposição e lá fizemos uma planta de produção para esses RVs. Temos espaço bem definido para tudo, das ferramentas aos elementos que nos servirão nessa montagem. Nas fotos a seguir, pode-se ver a visão geral e outra com a equipe, Brig. Sabino, Heli e Luciano (faltando só eu, que bati a foto). :-)
As fotos foram feitas antes de iniciar a montagem. Em 12-Novembro-2007, primeiro dia da "saga" e direcionado unicamente para reunião e planejamento.

Enquanto isso, vou falar sobre o local e infra que montamos.
Pois bem, somos hóspedes de um pessoal muito "gente fina". A INCOMAP, antiga e conhecida CEIL, que é uma metalúrgica de montar grandes fábricas (muitas fábricas de castanhas tiveram o dedo desse pessoal) até pequenas máquinas pedidas sob encomenda por clientes de todo o país. Alguns exemplos: ensacadora, despolpadeira, leite de soja, e outras relacionadas também com alimentos.
O Anexo da metalúrgica está a nossa disposição e lá fizemos uma planta de produção para esses RVs. Temos espaço bem definido para tudo, das ferramentas aos elementos que nos servirão nessa montagem. Nas fotos a seguir, pode-se ver a visão geral e outra com a equipe, Brig. Sabino, Heli e Luciano (faltando só eu, que bati a foto). :-)
As fotos foram feitas antes de iniciar a montagem. Em 12-Novembro-2007, primeiro dia da "saga" e direcionado unicamente para reunião e planejamento.
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Hora e vez de iniciar montagem
Viva! voltamos a montar RVs. Depois da fantástica experiência em 2005 com o primeiro RV7 a voar por essas bandas, estamos na linha de produção com o RV9A.
A equipe está mais madura e afinada, achamos que vai ser mais rápido e com melhoras no processo que dará qualidade semelhante e tempo de montagem menor.
Vamos aplicar esse desafio no avião da dupla Guilherme e Assis. E é por isso que o blog se inicia, contando o dia-a-dia dessa montagem. Inicio de fato e oficial, 12-Nov-2007 (Dia 1).
A equipe está mais madura e afinada, achamos que vai ser mais rápido e com melhoras no processo que dará qualidade semelhante e tempo de montagem menor.
Vamos aplicar esse desafio no avião da dupla Guilherme e Assis. E é por isso que o blog se inicia, contando o dia-a-dia dessa montagem. Inicio de fato e oficial, 12-Nov-2007 (Dia 1).
Assinar:
Postagens (Atom)